fbpx

Blog

Sou muito agitada, não sirvo para meditar?

Um dos pilares essenciais para quem deseja mudar seus hábitos, desenvolver a saúde integral e viver de forma mais leve é a meditação.

Meditar nos ajuda a viver mais o momento presente e focar a atenção no aqui e no agora. Desenvolvendo a presença, conseguimos estar mais atentos e conscientes para sair do piloto automático e fazer melhores escolhas para um estilo de vida com mais saúde e bem estar.

Você já parou para pensar o quanto a falta de presença interfere em nossos comportamentos?

Quantas vezes comemos exageradamente sem nem mesmo estarmos com fome de comida? Se estivéssemos prestando a atenção nos sinais de nosso corpo ao nos alimentarmos, percebíamos que não era comida que estávamos precisando e poderíamos fazer uma escolha mais assertiva. Ou se prestássemos mais a atenção no
que realmente estamos consumindo, talvez repensaríamos a qualidade nutritiva dos alimentos que colocamos em nossos corpo.

Quantas vezes deixamos de praticar o exercício físico que nos propomos a fazer por agirmos de maneira automática, levados pela preguiça, e depois nos arrependemos? Ou falamos algo sem pensar, mas que, se parássemos para pensar antes de agir, não falaríamos?

Esses são meros exemplos de como a falta de presença afeta nossos comportamentos e hábitos. A meditação pode ser nossa grande aliada nesse processo de mudança de comportamentos e criação de novos hábitos, pois ela nos auxilia a treinar nossa mente para vivermos mais no momento presente, o que nos permitirá parar para pensar antes de agir e a fazer escolhas mais conscientes, tendo comportamentos que estejam de acordo aos hábitos que desejamos criar. Além disso, meditar contribui para nossa saúde emocional, mental e espiritual, ao desenvolver nossa inteligência emocional, autocompaixão, amor próprio, empatia,  não julgamento, que são todos aspectos fundamentais para desenvolvermos nossa saúde de forma integral.

E como começar a meditar?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, meditação pode ser algo simples e ser feito por qualquer pessoa. Um bom começo é prestar a atenção em sua respiração. A respiração é uma ação automática do corpo, não precisamos pensar para respirar, ela simplesmente acontece e nos possibilita estar vivos! Contudo, você já percebeu que, apesar de ser um mecanismo automático, podemos trazê-la para consciência a qualquer instante? Perceba: neste exato momento, você pode respirar fundo e ter o controle sobre ela. Feche os olhos e respire mais fundo. Coloque sua atenção na ponta do seu nariz. Perceba o ar entrando e saindo pelas narinas. O que você está sentindo?

Quando estamos ansiosas, agitadas, nervosas ou irritadas, nossa respiração torna-se mais curta e acelerada e tendemos a agir de maneira reativa. Do contrário, quando estamos relaxadas, ela torna-se mais longa e profunda e conseguimos agir com mais tranquilidade. O ritmo de nossa respiração indica o estado emocional em que nos encontramos e podemos, a qualquer momento, mudá-lo a partir da respiração e afetar positivamente nossos comportamentos.

Quando estamos atentas à nossa respiração, podemos perceber também aqueles pensamentos que vem à nossa mente e que nos fazem desistir ou agir da maneira que não gostaríamos. Esses pensamentos são aquelas vozes internas que nos sabotam e afetam nossa motivação: “ah, deixa pra amanhã!”; “eu não vou conseguir…”.

Experimente ficar em silêncio por alguns instantes e, quando vier um pensamento em sua mente (e eles vão vir aos montes!), não os deixe tomarem conta de você e volte a prestar atenção na sua respiração. O pensamento que surgiu num instante foi embora,
não é mesmo? Quando aparecer outro, volte a prestar atenção na sua respiração. Você vai começar a perceber que os pensamentos não são você, pois eles surgem automaticamente e vão embora, assim como o vento que vem e vai. Você que não se sente capaz de meditar, saiba que esse exercício é uma meditação. Meditar não é
parar com os pensamentos, mas sim observá-los e não se apegar a eles. O simples fato de você observar que divagou em seus pensamentos e retornar à respiração, já é uma grande conquista!

Experimente inserir esse momento de respiração no começo de seu dia, com 1 a 5 minutos ao acordar, e observe os benefícios dessa prática!

Top
WhatsApp chat
//*POPUP MINICURSO*//